Publicada em

19/11/2010

Maria Cecília Zampoli Schafhauser

49 – Avaliação de ferramentas tecnológicas utilizadas para transferência de projeto de pesquisa através da educação ambiental

Resumo

A transmissão/aquisição de conhecimento pode ser considerada como a fonte propulsora para transformação de uma sociedade. As pesquisas científicas e acadêmicas são realizadas nos mais diferentes meios, porém sua divulgação nem sempre retorna à esses meios, ficando muitas vezes, restrita apenas ao meio acadêmico e cientifico. A importância do retorno é que este provoca mudança de cultura naqueles que recebem a informação, gerando, desta forma, mudanças nas suas relações com o meio. A transmissão do conhecimento pode ser feita de várias formas, através das mídias, nas escolas, nas comunidades, nas famílias, em roda de amigos entre outras. Este trabalho buscou avaliar um conjunto de ferramentas utilizadas para repassar as informações obtidas no Projeto de Pesquisa realizado pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, intitulado “Verificação da Eficiência de Corredores Ecológicos no entorno dos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório” através de um programa de Educação Ambiental denominado “Corredores Ecológicos”. Este programa foi implantado nas escolas dos municípios atingidos pelos dois reservatórios, utilizando um kit de ferramentas tecnológicas composto por um jogo, um vídeo, folders e cartazes. A metodologia adotada partiu de um levantamento bibliográfico sobre as questões da educação, da educação ambiental, dos corredores ecológicos e da análise das ferramentas tecnológicas utilizadas. A partir deste conhecimento foram desenvolvidos três instrumentos de avaliação, destinados a três interlocutores diferentes, sendo, as escolas participantes da pesquisa (por intermédio de seus gestores), os professores que trabalharam as ferramentas com os alunos e os próprios alunos. A aplicação dos instrumentos foi realizada em 12 escolas de sete municípios beneficiados pelo Programa de EA, com alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries. As discussões demonstraram que as ferramentas utilizadas são apropriadas para se trabalhar com alunos de faixa etária de até 13 anos, apontando um grau de aproveitamento superior a 80 %. Os resultados apontaram ainda que as ferramentas possibilitaram a existência de momentos de busca pelo desconhecido, envolveram a competição, despertaram a curiosidade e mobilizaram o aluno em direção à conquista do conhecimento.

Abstract

The knowledge acquisition and transmission can be considered as the driving source for a society transformation. The scientific and academics researches are performed in different ways, but it´s disclosure not always return to those ways, being many times, restrict only in the academic and scientific way. The return importance is that this return causes culture changes in those who receive the information, generating, this way, changes in its relations with the environment. The transmission of knowledge can be done in several ways, through medias, schools, community’s families, friendship and others. This research sought evaluate a set of tools used to pass the information obtained at the Research Project done by “Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC” entitled “ Verificação da Eficiência de Corredores Ecológicos no retorno dos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório” through an Environment Education program called “Corredores Ecológicos”. This program was implanted at schools from cities hit by two reservoirs from “Tractbel Energia” at Iguaçú river, Paraná, using a technology toolkit compound by a game, a video, folders and posters. The methodology adopted departed from a bibliographic survey about education, environment education, ecologic corridors and analysis of the technological tools used. From this knowledge were developed three assessment tools, intended to three different interlocutors, being, the schools participating in the research (through their manager), the teachers who worked the tools with the students and the own students. The application of the instruments was done in 12 schools from seven cities benefit by the “Programa de EA”, with students from 5°, 6° and 7° grades. The discussion demonstrated that the tools used are appropriate to work with the student’s age until 13 years old, appoint a utilization of more than 80 %. The results appointed that the tools enabled the existence of moments of search for the unknown, involved the competition, aroused the curiosity and mobilized the students in the direction to the knowledge conquest.

Data da defesa: 19/11/2010

Banca Examinadora

Orientador:  Carlos Eduardo Belz (Institutos Lactec)
Membro da Banca:  Tânia Lucia Graf de Miranda (Institutos Lactec)
Membro da Banca:  Maria do Rosário Knechtel (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Ferramentas Tecnológicas; Conhecimento; Alunos; Educação Ambiental; Corredores Ecológicos.

Keywords: Technological Tools; Knowledge; Students; Environmental education; Ecological Corridors.

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