Publicada em

06/07/2023

Paulo Augusto Pereira

371 – Análise de confiabilidade e modo de falha aplicado à um veículo de lavagem de isoladores de rede de distribuição de energia elétrica

Resumo

Este trabalho aborda a elaboração de uma Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA, Failure Mode and Effects Analysis) de um veículo de lavagem de isoladores de rede de distribuição de uma concessionária de energia. O principal objetivo é desenvolver um estudo de prevenção de falhas, aplicando medidas de manutenção preventiva mais adequadas e nas situações de falhas repetitivas. A FMEA incide na análise do veículo, implicando uma avaliação de riscos aos vários modos de falha e a criação de um ranking para identificação dos itens com maior risco de falha, de acordo com o número prioritário de risco, tendo em conta a frequência, detecção e gravidade do modo de falha. Foram também recomendadas ações para diminuir o grau de risco dos modos de falha (número prioritário de risco). Dessa forma, foi possível medir/avaliar os riscos dos modos de falha dos itens do projeto, priorizá-los e elaborar as recomendações mais adequadas de modo a diminuir o número prioritário de risco, aumentando, assim, a confiabilidade do sistema.

Abstract

This work discusses the preparation of a Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) of a distribution network insulator washing vehicle of a power utility company. The main objective is to develop a failure prevention study, applying the most appropriate preventive maintenance measures in situations of repetitive failures. The FMEA focuses on the vehicle analysis, implying a risk assessment of the various failure modes and the creation of a ranking to identify the items with the highest risk of failure, according to the priority risk number, considering the frequency, detection, and severity of the failure mode. Actions to decrease the degree of risk of failure modes (priority risk number) were also recommended. In this way, it was possible to measure/assess the risks of the failure modes of the project items, prioritize them, and make the most appropriate recommendations to decrease the risk priority number, thus increasing the reliability of the system.

Data da defesa: 06/07/2023

Banca Examinadora

Orientador (a): Luiz Felipe Ribeiro Barrozo Toledo (Lactec)
Membro da Banca: Ana Paula Oening (Lactec)
Membro da Banca: André Eugênio Lazzaretti (UTFPR)

Palavra(s)-Chave:Lavagem de Isoladores de Redes de Distribuição de Energia. Manutenção Centrada na Confiabilidade. Número Prioritário de Risco. Gestão da Manutenção. Análise de Modos de Falhas e Efeitos.
Keywords: Washing of Power Distribution Network Insulators. Reliability Centered Maintenance. Risk Priority Number. Maintenance Management. Failure Mode and Effect Analysis.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.